Movimento da Inércia

Movimento da Inércia
Sá Vila
Gesso, gase, água
40′

 

[PT]

“A Dança é a Mãe das Artes. A música e a poesia existem no tempo; a pintura e a escultura no espaço. O criador e a criação, o artista e sua obra, nela são uma coisa única e idêntica. Os desenhos rítmicos do movimento, o sentido plástico do espaço, a representação animada de um mundo visto e imaginado, tudo isto é criado pelo homem com seu próprio corpo por meio da Dança, antes de utilizar a substância, a pedra e a palavra para destiná las à manifestação das suas experiências exteriores.”

— Kurt Sachs

Entender a relação entre a dança contemporânea e a expressividade do corpo passa por analisar não só os movimentos corporais como também a sua representação e significado.
Na contemporaneidade, a dança sofre uma libertação da disciplina clássica e da rigidez constante dos passos e do corpo. Os movimentos precisam-se mais orgânicos naturais e autênticos. O próprio corpo é tempo; e espaço. O criador e a obra desta prática são o mesmo, o corpo. É a arte do movimento humano, plástico-rítmica e abstrata que proporciona êxtase através das composições de linhas, formas e medidas de movimentos executados no tempo. O ritmo é-lhe próprio. A sua essência, é guiada por som.
Como o bater de asas de um milhafre.


[EN]

 

“The dance is the mother of the arts. Music and poetry exist in time; painting and architecture in space. But the dance lives at once in time and space.”

— Kurt Sachs

To analyse the body’s movement, as also its representations and meanings, is a necessary thing in order to understand the relationship between contemporary dance and the body’s expression. In contemporary times dance underwent a liberation from classic discipline and the constant rigidness of the body. Movements are now in need of a more organic, natural and authentic place. The body itself is time, and space. The creator and the creation of this practice are the same; the body. Dance is the art of human movement, rhythmic, plastic and abstract, that allows blissfulness through the compositions of lines, shapes and measures of movements executed through time. It owns its rhythm, its essence is guided by the sound. Like a kite’s wing-beat.

SÁ VILA+